Objectivo
Envolvimento dos pais na promoção e divulgação do livro e da leitura.
Despertar na criança um desenvolvimento progressivo no prazer da leitura, associando-a sempre a actividades lúdicas
Através da prática constante e diversificada com os livros, estimular aos poucos na criança a leitura autónoma e a construção do seu projecto pessoal de leitor. Pretende-se que esta não associe a leitura apenas à descodificação do texto, mas à compreensão poética da mensagem, à tomada de consciência das suas preferências literárias, à descoberta das diferenças e da importância dos variados conteúdos literários, emotivos, informativos, históricos, etc.
Público-alvo: Crianças da pré-escolar ao primeiro ciclo e pais.
Mais informações em: paularamos@pessoascriativas.com
Organização das sessões
Abril | Maio | Junho | |
Autores 1ª semana | Sophia de Mello Breyner “Fada Oriana” (excerto) | Isabel Martins “És Mesmo Tu?” | Shel Silverstein “A Árvore Generosa” |
Exercício de escrita criativa | Exercício de escrita criativa | Exercício de escrita criativa | |
Temas 2ª semana | O imaginário infantil “Alice entre as Gravuras” | Família “P de Pai” “Coração de Mãe” | O fantástico mundo da criatividade “A Arca do Não É” |
Ilustrações | Pais contando histórias | Colagens e criação de figuras irreais | |
Poesia 3ª semana | Jorge Letria “A Casa da Poesia” | Luísa Ducla Soares “Onde Está o Gato?” | João Mésseder “À Noite as Estrelas Descem do Céu” |
Reconto Dramatizando em grupo | Reconto Dramatizando em grupo | Construir um haiku | |
Literatura Tradicional 4ª semana | Contos de fadas “A Princesa Pele de Burro” | Lengalengas Recolha de António Mota | Rimas e trava-línguas (Tradicional) |
O som das coisas | Historia circular | Jogo de rimas |
Monitora: Paula Ramos
Educadora de infância
Pós-graduação em ensino especial
Monitora de Expressão Plástica da Fundação Gulbenkian
Formações no ISPA no domínio da Educação pela Arte
Educadora de infância
Pós-graduação em ensino especial
Monitora de Expressão Plástica da Fundação Gulbenkian
Formações no ISPA no domínio da Educação pela Arte
Sem comentários:
Enviar um comentário