quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Criatividade e Filosofia para Crianças

A criatividade trás consigo o esplendor da novidade, da inovação em todas as áreas do saber.

Entre Bach, Einstein e Picasso existem, independentemente do produto final, uma série de factores comuns onde se destacam a audácia de criar, a paixão pela descoberta e a coragem de revelar algo de novo.
Consta que, após a leitura da sua sentença, Galileu terá pronunciado a frase "E pur si muove", sustentando com firmeza, e até ao fim, a sua descoberta mesmo contra as teorias dominantes na época.

A criatividade é algo que pode ser incentivado e estimulado desde a infância. Muitos autores apontam o dedo à sociedade como responsável por formatar demasiado a criança e limitar desde cedo o seu potencial criativo. Hoje em dia sabe-se que crianças curiosas e criativas serão provavelmente adultos mais empreendedores e inovadores.

Uma das propostas do Creative People, que visa desde cedo estimular o raciocínio, o pensamento argumentativo e a formulação de questões, a curiosidade e a criatividade é o programa de Filosofia para Crianças.

Paula Ramos
paularamos@pessoascriativas.com

FERRAMENTAS PARA PENSAR - Filosofia dos 5 aos 10 anos
O que é a filosofia para crianças?
A Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento lógico racional e argumentativo, assim como as capacidades de verbalização e da comunicação, através do confronto de ideias, debate de opiniões e reflexão em grupo.
Objectivos
Encorajar as crianças a “pensar por si próprias”, dando–lhes ferramentas que lhes possibilitem realizar raciocínios mais complexos e estruturados.
Importância no desenvolvimento da criança.
Estudos feitos acerca da aplicação do programa Filosofia para Crianças, mostrou que as crianças não só melhoravam as suas capacidades de raciocínio mas também aumentavam as suas capacidades de leitura e as capacidades matemáticas.
Organização das sessões
A partir da leitura de uma pequena história as crianças colocam perguntas para serem discutidas. Estabelece-se um diálogo a partir das várias opiniões, de ideias, na criação de novas questões. Desde modo, as crianças encontram um espaço para dar voz aos seus pensamentos, às suas interrogações, ao mesmo tempo que aprendem a ouvir-se umas às outras.

Responsáveis
Coordenador do projecto: Manuel Galrinho
Licenciatura e Mestrado em Filosofia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Professor de Filosofia desde 1981
Monitora: Paula Ramos
Educadora de infância
Pós graduação em ensino especial
Monitora de Expressão Plástica da Fundação Gulbenkian
Formações pós- licenciatura no domínio da Educação pela Arte (ISPA)

E não se esqueçam podemos ser criativos em todo o lado, até na praia...



Sem comentários:

Enviar um comentário