terça-feira, 9 de março de 2010

Intervenção em meio hospitalar: Dar ou Receber?

A possibilidade de construir, experimentar e criar algo de novo é, para as crianças que estão sujeitas a internamentos hospitalares, um escape e uma forma compensadora (do ponto de vista sócio-afectivo) de colmatar o afastamento e a inactividade a que têm que estar sujeitas.


As propostas lúdicas, feitas em hospitais pediátricos, não encerram um fim em si próprias mas são um processo para estabelecer laços afectivos, interacções positivas e possibilitar à criança retomar as suas capacidades criativas, a sua necessidade de agir, mexer e experimentar.


Muitas vezes a sua primeira reacção é " Eu não posso pegar na caneta porque tenho isto" e olha para a mão com a compressa e os pensos. "Não posso porque me doí as pernas!". O melhor é ir devagar e dar -lhes o seu tempo... por vezes proponho apenas que me segurem  na caneta, enquanto vou fazendo outras coisas e acreditem que, passado pouco tempo, já não resistem aos pincéis, aos papelinhos recortados, às purpurinas e às cores vivas das canetas e dos lápis. É fantástico restituir poder dar - lhes oportunidade de voltar a acreditar em si próprios.


Quando saio do hospital no final da manhã, desço a calçada até ao Metro e na minha cabeça ainda vão aquelas imagens de olhos que sorriem ao ver os materiais plásticos, das mãos que, mesmo com dificuldade, não desistem , dos sorrisos das mães, pais e avós, que voltam a ver as suas crianças em acção. E é enquanto estas imagens teimam em permanecer que me pergunto se vou ali para dar ou para receber.


2 comentários:

  1. Comoveste-me, amiga! Porque sei que tens tanto para dar, tens que abrir o coração aos pequeninos prémios que vens recebendo... Há momentos na vida que uma paragem forçada, um desvio do caminho, não nos dá recompensas materiais (ainda) mas constroem-nos como pessoas... E isso não há dinheiro que pague!
    Fico feliz por te sentir de novo com um brilhozinho nos olhos... Espero ter contribuído com uma pequena centelha!BJ

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito feliz por abrir levemente a janela do vosso Atelier (Cheguei até aqui através das Letras pequenas!). Enquanto educadora parece-me fundamental desenvolver, potenciar o pensamento criativo desde a mais tenra infância(mesmo em bebés, seres com quem tenho o privilégio de conviver diariamente).
    Mas esta mensagem, em especial, tocou-me bem no cerne.
    Ainda bem que há pessoas capazes de se dar.
    Espero um dia estar preparada como educadora e como pessoa para conseguir dar e dar-me assim.
    Bem hajam!Cpm, Angela.

    ResponderEliminar